Um novo marco para a inclusão e direitos das pessoas com deficiência foi estabelecido hoje, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MdE) entre a JOINT – Liga das ONGs em Moçambique e o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD). A cerimónia ocorreu nos escritórios da JOINT, com a presença dos Diretores Executivos Simão Tila e Clodoaldo Castiano.
Este acordo inovador promete integrar a vasta experiência do FAMOD no Programa DIREITOS, que visa expandir o acesso à justiça, democracia, direitos humanos e governação para grupos desfavorecidos, incluindo mulheres, jovens e pessoas com deficiência. Com financiamento da USAID e em parceria com a KULIMA, o programa DIREITOS está agora mais fortalecido para promover a participação política e os direitos humanos das pessoas com deficiência em Moçambique.
"A colaboração entre a JOINT e o FAMOD é um passo crucial para assegurar que as necessidades e direitos das pessoas com deficiência sejam integrados em todas as fases de implementação do Programa DIREITOS," afirmou Simão Tila, Diretor Executivo da JOINT. Clodoaldo Castiano, do FAMOD, acrescentou: "Este MdE é uma grande oportunidade para alavancar nossa experiência e garantir que as práticas de inclusão estejam alinhadas com os padrões internacionais."
O Memorando delineia vários objectivos específicos, incluindo a realização de análises críticas da abordagem de inclusão, desenvolvimento de um guia de boas práticas e a participação proactiva em eventos de diálogo e reflexão.
Este acordo representa um avanço significativo para a inclusão e apoio às pessoas com deficiência em Moçambique, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos assegurados em todas as esferas da vida pública.
___________________________________
Fonte: Pedro Muiambo (Maputo)
Fotografia: Pedro Muiambo (Maputo)