USAID VISITA DIREITOS EM NAMPULA

Autor: Elidia Zacarias
27 de Maio de 2024 às 08:00
USAID visita o programa DIREITOS em Nampula

Entre os dias 20 e 23 de Maio de 2024, o programa DIREITOS, "Promovendo a Democracia e os Direitos Humanos", recebeu a visita de campo da USAID nas províncias e distritos de Monapo e Ilha de Moçambique, nas pessoas de Michele diCaprio (Gestora do Programa), Nelson Huo (da equipa de contratos entre a USAID e parceiros) e Raju Lourenco (representante da USAID na provincia de Nampula). Esta visita teve como objectivo aumentar a sensibilização dos jovens, mulheres e pessoas com deficiência para os processos políticos e direitos humanos, bem como alargar a base de dados sobre direitos humanos e participação política.

Durante a visita, foram realizados encontros com várias autoridades e organizações locais, com destaque para, o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, Secretário Permanente do Distrito da Ilha de Mocambique, Junior João Samuel dos Santos, o Vereador de Urbanização, Infraestrutura, Meio Ambiente e Cemitério de Monapo, Mendes António Comeia, Chefe do Gabinete do Presidente da Autarquia da Ilha de Moçambique, Isac Mambucha e o Chefe do Posto Urbano-Lumbo-Continental, José Oteliua Nicumaniua.

Os encontros incluíram discussões sobre os desafios e oportunidades no âmbito da promoção dos direitos humanos e participação política, bem como a apresentação do programa DIREITOS às autoridades governamentais e à consolidação de parcerias locais.

Os resultados desta visita incluíram a criação de parcerias sólidas entre os Grupos de Activistas Comunitários Locais (GACLs), organizações da sociedade civil e actores estatais. Foram também discutidas e planeadas acções conjuntas para promover sinergias entre as partes interessadas.

Os representantes da USAID destacaram a importância de não trabalhar com a polícia, mas sim focar-se na justiça e no apoio às lideranças locais. Foi sugerido que futuros treinamentos tivessem maior abertura para pessoas com deficiência.

A visita destacou a necessidade de melhorar a coordenação e a comunicação entre todas as partes envolvidas. Foram identificadas várias recomendações, incluindo a importância de manter contactos contínuos com os líderes e organizações para promover a governação inclusiva e o acesso à justiça. Foi também sublinhada a importância de garantir o envolvimento de todos os beneficiários e actores para o sucesso do projecto.

A visita da USAID ao programa DIREITOS em Nampula foi um sucesso, cumprindo os objectivos planeados e estabelecendo uma base sólida para futuras colaborações. Os desafios identificados serão abordados para garantir a continuidade e expansão do programa, com foco na promoção dos direitos humanos e na participação política.

___________________________________

Fonte: Olga Teodoro (Nampula)
Fotografia: Olga Teodoro (Nampula) & Pedro Muiambo (Maputo)