Após passagens bem-sucedidas por Monapo, Ilha de Moçambique, Gurue e Quelimane nas duas semanas precedentes, a missão de capacitação dos activistas do programa DIREITOS continua esta semana em Angoche e na cidade de Nampula.
No dia 1 de Julho de 2024, ocorreu o primeiro dia de formação em Angoche, com a presença de Sua Excelência, o Administrador de Angoche, William Simão Tuzine, no âmbito da cerimónia de abertura da oficina de formação dos activistas daquela região. O evento contou também com a presença dos representantes do Presidente do Conselho Autárquico e da Procuradoria de Angoche.
Na sua intervenção, o Administrador focou-se na promoção da democracia e da participação cidadã, relacionando com um dos objectivos do Plano Quinquenal. Ele enfatizou a importância da participação no processo de votação como um direito fundamental e abordou alguns problemas identificados nas comunidades do distrito de Angoche, como o acesso à educação, a desistência escolar, a baixa participação juvenil no processo de votação, a gravidez precoce, as uniões prematuras e a violência doméstica.
Ainda no dia 1 de Julho de 2024, a Procuradora da Cidade de Nampula, Dra. Dulce Santos, inaugurou a formação dos activistas, expressando a sua apreciação pelo projecto e, especialmente, pela contribuição significativa para o acesso à justiça. Ela discursou dizendo: "A vossa dedicação e empenho são fundamentais para garantir que todos os cidadãos tenham acesso igualitário à justiça. O vosso trabalho é crucial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa."
Já no dia 3 de Julho de 2024, a Sra. Licínia Aligy, Delegada Provincial da AMMCJ, apresentou em Nampula sobre como recomendar os serviços da AMMCJ, proporcionando uma visão valiosa para os activistas sobre como melhor apoiar as suas comunidades.
Fiquem atentos às nossas redes sociais para mais actualizações sobre o andamento do programa DIREITOS e os próximos eventos de capacitação.
___________________________________
Fonte: Elidia Zacarias (Oficial de Comunicação)
Fotografia: Olga Gibá (Angoche)