Decorre desde o dia 12 de Agosto, na cidade de Maputo, o 8º Workshop sobre Impunidade Corporativa e Direitos Humanos, organizado pela Justiça Ambiental. Este evento reúne organizações da sociedade civil, representantes de comunidades afectadas pelos projectos de exploração de recursos naturais e académicos de vários países como Zimbábue, Ruanda, Argélia, Quênia, Nigéria, Camarões, Uganda, República Democrática do Congo, Tunísia, Japão, EUA, Portugal, Reino Unido e Moçambique.
O workshop tem como objetivo principal fomentar discussões que levem a soluções conjuntas para enfrentar as violações dos direitos humanos sofridas pelas comunidades afectadas por projetos de exploração de recursos naturais. Além disso, o evento visa esclarecer como os debates globais sobre mudanças climáticas podem, em alguns casos, ser manipulados para perpetuar a dependência dos países em desenvolvimento.
Durante esses dias, representantes de comunidades moçambicanas das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane,Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, apoiados pela Justiça Ambiental, tem estado a compartilhar suas valiosas experiências de luta e resistência em defesa de seus direitos e territórios.
A JOINT, que também participa deste evento, reforça a importância de unir forças dentro da sociedade civil moçambicana para proteger os direitos humanos das comunidades afetadas por esses projetos de exploração assim como destaca a relevância de promover debates que integrem a proteção do meio ambiente e o direito ao desenvolvimento sustentável, assegurando que o progresso respeite o direito ao desenvolvimento dos povos pobres.
Este Workshop está hoje(15) no seu último dia.
"Fiquem atentos às nossas redes sociais para mais actualizações sobre o andamento do programa DIREITOS e os próximos eventos de capacitação!"
___________________________________
Por: Elidia Zacarias (Oficial de Comunicação)
Fotografia: Elidia Zacarias